Pós Graduação- Lato Sensu em Acupuntura. Porto Alegre.

 NOVA TURMA 2018. Previsão Marco  de 2018 .

FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM ACUPUNTURA. Este curso esta de acordo Resolução nº 219/2000 (Fisioterapia) e Resolução nº 221/01 (Terapia Ocupacional) - COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional)e o de Biomedicina - Resolução nº 02/95 - CFB - Conselho Federal de Biomedicina e Educação Física - Resolução nº 069/2003 - CONFEF - Conselho Federal de Educação Física.E outros conselhos pela modalidade Lato Sensu. O IBRAMPA além do Convênio com a WFAS(The World Federation of Acupunture-Moxibustion Societies) esta filiado a esta instituição de referência mundial.Esta modalidade é abarta a todos os profissionais da aréa da saúde.O IBRAMPA e a FASEM(Faculdade Serra da Mesa)nos termos da Resolução nº 01/2007 da CES/CNE, que Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Fisioterapia (Especialidade), Terapia Ocupacional (Especialidade), Farmácia (Especialidade), Psicologia (Especialidade), Biomedicina (Especialidade), Medicina (Especialidade), Enfermagem  (Especialidade), Fonoaudiologia (Especialidade), Odontologia (Habilitação), Educação Física (Técnica)

***Nutrição ( não existe manifestação e normativa a respeito da Acupuntura para o profissional Nutricionista)

Informações Especificas:

Publico Alvo: Profissionais da área da saúde com curso superior .

Modalidade: Lato Sensu (Especialização) com chancela FASEM (reconhecido pelo MEC) Carga Horária: 1.200h/a

O IBRAMPA e a FASEM(Faculdade Serra da Mesa)nos termos da Resolução nº 01/2007 da CES/CNE, que Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização
Data de Realização: Segundo final de semana de cada mês .

Local do Curso:Rua Santos Dumont ,1500 sala 705 , empreendimento Rossi Fiateci bussines ,próximo a estacão Sao Pedro da Tresurb(4 minutos do Shoping total e 6 da Rodoviária)

 


1) Novas inscrições serão aceitas a partir do dia 05-12-2017 .

2) A vaga será garantida após o pagamento da taxa de matricula ate Fevereiro R$75,00 apos R$150,00( e o preenchimento da ficha abrir em 
Matricule-se já!
Matriculas ate 1o de janeiro descontos especiais.
3) O preenchimento das vagas serão feitas por  ordem de inscrição .

 

Mensalidade Lato Sensu 24 meses: 
Duração do Curso: 24 meses (mais apresentação de TCC). Sempre no Quarto final de semana de cada mês.

Mensalidade Lato Sensu

FORMAS DE PAGAMETO

Maiores Informações pelo telefone (51)(96431176) com Lidiane ou pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WhatsApp 51-96431176

Observações:


* confirmar envio  pelo whats 51 96431176  para combinar o depósito .

desta maneira estaremos garantindo a sua vaga ao Pós em Acupuntura do IBRAMPA.

Anexar  documentos que seguem:

  • Diploma de graduação na Área de Saúde ou declaração de conclusão do curso de graduação (xerox autenticada)
  • Carteira do Conselho/ (xérox)
  • CIC (xérox) - Comprovante de Residência (xérox)
  • 2 retratos 3*4
  • Nascimento (xérox)
  • Curriculo Escolar .
  • Histórico

Matricule-se já!

 

Corpo docente:

ms. prof. João Alfredo Mulattieri Barão
Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura pela ABA(Associação Brasileira de Acupuntura) ,membro da WFAS(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Especialista em ciências do Esporte UFRGS. Mestre em ciências do Esporte e da Atividade Física -UCO- Espanha Formação em Terapias corporais chinesas.Doutorando em Estudos Avançando ciências Aplicadas a atividade Física e do Esporte UCO- Espanha.Vários cursos de extensão na China na área de Acupuntura ,Qi Qong e Tuina.

Leonardo de Souza e Silva Pinheiro .

credfito 5 - 122235-F: bacharel em fisioterapia , especialização em acupuntura pelo IBRAMPA, professor e coordenador de estagio em auriculoterapia pelo ibrampa, curso de aperfeiçoamento em acupuntura na China no ano de 2010,

mestrando em nefrologia com acupuntura, ministra palestras na cadeira eletiva de acupuntura na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

ms. Nestor Formolo Pellini 
Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura pelo IBRAMPA.Curso de Extensão na China pela . WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes) .Especialista em cadeias musculares –Paris França.2003. Mestre em operações especiais.

ms. Claudio Mandarino.

Mestre em Educação, Doutorando em Estudos Avançando ciências Aplicadas a atividade Física e do Esporte UCO- Espanha.

esp. Emerson Borba
Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura pelo IBRAMPA.Curso de Extensão na China pela WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes) .

esp. Isaac Guimarães
Fisioterapeut a Especialista em Acupuntura pelo IBRAMPA.Formação no método mulligan,abordagem maitland, formação reeducação postural global rpg/rpm,medicina ortopédica de cyriax, crochetagem mioaponeurótica.

esp. Karen Alves Pinto Barão

Cirugia Dentista.Especialista em saúde publica.

 

esp. Andersen Saito
Fisioterapeuta,Estágio na cidade de Yamamoto Japão.Membro da WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Curso completo de Acupuntura e Moxabustão ,fitoterapia e Qi Gong na Universidade de Beijing China.

Professores Convidados:

Prof. Msc. Elisabeth Rochat.
mestre em filosofia e em chinês. Diretora do Instituto Ricci de Paris, Centro de estudos chineses e co-fundadora da l’Ecole Europeénne d’Acupuncture ensina chinês clássico, taoísmo e medicina chinesa tradicional. Profa. de filosofia chinesa na Université Centre Sèvres (Paris) ensina acupuntura na Université de Nantes

esp. Andersen Saito
Fisioterapeuta,Estágio na cidade de Yamamoto Japão.Membro da WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Curso completo de Acupuntura e Moxabustão ,fitoterapia e Qi Gong na Universidade de Beijing China.

Lao Shi Gu Shi Yin
diretor do Wudang Taoist Wellness Academy Mestre em Qi Qong ,Tai-chi-chuan e Meditação.Wudang-China.

O IBRAMPA reserva-se o direito de convidar um dos professores no período de dois anos para os seminários ou outro de curriculo semilar .

 1- Introdução à Acupuntura: 

Ementa: História e evolução, Teoria do Yin e Yang e os cinco movimentos, oposição e interdependência de Yin e Yang , relações e interação dos cinco movimentos. 

2- Fisiologia Oriental: 
Ementa: 1º encontro: Substâncias Vitais: Qi, Xue, Jinye E Jing.Conceito básico de Qi. Movimentos e tipos de movimentos de Qi (Qiji ou Qi Ji). Distribuição, funções e tipos de Qi no corpo humano. Sangue (Xue).,Conceito básico de Xue,Hematopoiese (formação de Xue), Funções fisiológicas de Xue, Circulação de Xue. Possíveis patologias de Xue. Os Líquidos Orgânicos (Jinye).Relações entre Qi, Xue e Jinye ,.Os Órgãos E Suas Esferas Funcionais I., Teoria dos Zangfu. Introdução e conceitos gerais, As Cinco Vísceras (Zang).,Shen., A Substância Basal ou Essência (Jing). ,Órgãos e suas esferas funcionais: as Seis Entranhas (Liu Fu), Os Órgãos e suas esferas funcionais: as Seis Entranhas (Liu Fu). Os Qihengzhifu: Órgãos Anexos ou Entranhas Extraordinárias, Relações entre Vísceras e Entranhas., Fisiologia Da Dor. br> 
3- Anatomia I: 
Ementa: Descrição e função dos meridianos principais, distintos, tendinomusculares, zonas cutâneas, vasos curiosos, Qi, sangue e fluídos.

4- Anatomia II
Ementa: Classificação dos pontos, pontos específicos, metodologia de localização, propriedades, combinações, indicações e contra-indicações.

5- Estudo dos Padrões Comportamentais: 
Ementa: Estudo da constituição segundo a teoria das cinco fases.

6- Metodologia da Pesquisa: 
Ementa: método científico, pesquisa quantitativa/qualitativa, desenvolvimento e acompanhamento de trabalho de conclusão de curso.

7- Metodos Complementares:
Ementa:Etiologia da Moxabustão , Indicações e contra-indicações ,Principais Técnicas,Ventosa ;Indicações e Contra-indicações, Técnicas de inserção e estimulação de agulhas de acupuntura, profundidade da punção segundo a estação sazonal, profundidade da agulha de acordo com a localização da doença,Noções Básicas e demonstrativas de Qi Qong e Lian Gong.

8- Fisiopatologia I: 
Ementa: As estações sazonais e suas influências no homem; desordens provocadas pelos 6 Qi e 7 emoções; doenças provocados por causas endógenas; doenças provocadas por fatores exógenos; doenças causadas por fatores nem endógenos e nem exógenos; síndromes do sangue e líquidos orgânicos; síndromes dos Zang Fu.

9- Fisiopatologia II:
Ementa: Síndromes dos 6 meridianos (Shang Han Lun, explicação sobre cada nível e explicação básica sobre os canais, para compreenção dos níveis e localização das doenças); síndromes das 4 camadas (moléstias devidas ao calor); síndromes dos 3 aquecedores (doenças da umidade).

10-. Estudo dos Clássicos e Essência da Origem dos Pontos de Acupuntura:
Ementa: Estudo de capítulos essenciais dos livros clássicos visando aprofundar os conhecimentos na arte do diagnóstico e prática clínica. Estudo sobre a origem dos nomes dos pontos e suas indicações tradicionais.

11.Protocolo de Tratamento:
Ementa:Regra das 4 estações, 9 Regiões, Utilização de Vasos Curiosos, Pontos Raízes e Nós, pontos de Entrada-Saída, equilíbrio Marido-Esposa, energia agressiva; possessão; padrões de agulhamento em circuito e agulhamento do tronco, punção segundo a fase lunar, regra Meio Dia-Meia Noite, desequilíbrios direita-esquerda (Akabane), regras de tratamento dos meridianos distintos, tendinomusculares, procedimentos de punção segundo o conceito de Cume e Raiz, contra-indicações da punção. 

12.Estágio de Observação:
Ementa:possibilitar a experiência através de vivências no trabalho para complementar o ensino teórico e contribuir para o desenvolvimento da qualificação acadêmica 

13.Auriculoterapia:
Ementa: Localização de pontos, funções, combinações, indicações e contra-indicações de acordo com o diagnóstico segundo a MTC. 

14 Estudo Dos Padrões Comportamentais.:
Ementa:. Dinâmica dos cinco movimentos e psiquismo, sonhos e sua interpretação na MTC, estrutura da personalidade e os cinco movimentos, origem das doenças psicossomáticas, psicopatologia na MTC, pontos de tratamento de acupuntura nos distúrbios emocionais.

15 Praticas Santitàrias e Saúde Publica.:
Ementa:. A disciplina tem o objetivo de fornecer ao aluno conhecimento teórico acerca do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS),focando na capacitação para As Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.Dando relevância ao processo de Gestão em Saúde. 

16.Prática Clínica:
Ementa:complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o ensino teórico contribuindo para o desenvolvimento de sua qualificação profissional.

17.Artigo:
Ementa:Apresentação de caso clínico, estudo experimental ou pré-exeperimental.