A ALIMENTAÇÃO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

 

“Para diferentes pessoas, diferentes sabores, diferentes energias e diferentes movimentos”.

“A erva e a vegetação dão origem aos cinco sabores. Nada pode exceder à delícia destes sabores. Os desejos humanos não são iguais. Por isso, toda a gente os tem todos a seu dispor.”

“O excesso e a falta agridem. O uso moderado nutre.”

(Do livro do Imperador Amarelo)

        

 

Venha aprender os cinco sabores, as cinco energias e os cinco movimentos do alimento.

Venha conhecer os biótipos humanos, na sua formação física e psicológica, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Venha aprender a relacionar sabores, energias, movimentos e biótipos, descobrindo uma fonte de harmonia e saúde através da alimentação.

         Venha aprender maneiras curativas de tratar desequilíbrios através da alimentação.

Você será muito bem-vindo/a!

PROGRAMA

 

INTRODUÇÃO: A alimentação no mundo hoje

 

MÓDULO I: Os fundamentos da medicina tradicional chinesa: introdução à mtc, as bases da mtc, naturalismo e taoísmo, o tao, as mudanças cíclicas do Tao, yin e yang, filosofia e cosmologia do I ching, ciclos yin e yang na natureza, ciclos yin-yang nas emoções, ciclo das estações do ano, ciclo das fases da vida, outros ciclos, desequilíbrios yin-yang.

 os cinco movimentos, ciclo de geração, dominância e contra dominância, relações entre os fenômenos naturais e os cinco elementos, relações entre a fisiologia humana e os cinco movimentos.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

 

MÓDULO II: FISIOLOGIA ENERGÉTICA NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Os tres tesouros do tao: Qi, Jing e Shen, as substâncias vitais: Xue, Fluidos corpóreos, os Zang fu.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

 MÓDULO III: ETIOLOGIA NA MTC: causas externas, internas e mistas do processo de adoecimento.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

OBERVAÇÃO: OS ALUNOS DA PÓS GRADUAÇÃO, COMEÇARIAM SEU CURSO A PARTIR DO MÓDULO IV. NO INTERVALO ENTRE O MÓDULO III E O MÓDULO IV SE FARIA UMA AULA INAUGURAL PARA SONDAGEM DE PRÉ REQUISITOS.

MÓDULO IV: SEMIOLOGIA NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NA MTC, AS CONSTITUIÇÕES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Teoria constitucional, avaliação e diagnóstico constitucional (determinação dos Biotipos) e avaliação e diagnóstico do momento atual de saúde na medicina tradicional chinesa para a prescrição das dietas. Montagem de uma ficha de avaliação, Auto avaliação para determinação do Biotipo constitucional e desequilíbrios no atual estado de saúde.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO V -  A RESPIRAÇÃO COMO NUTRIÇÃO: Importância da Respiração enquanto processo metabólico para produção de Qi, Fisiologia da Respiração, Fases da Respiração e seus significados psicofisiológicos, análise e diagnóstico da respiração individual, tipos de respiração e seu significado a nível emocional, Diferentes formas de respiração segundo o objetivo que queremos alcançar (aumento do Yang Qi ou do Yin Qi, auto regulação, efeitos da respiração na Meditação, a respiração em movimento. O TAO E OS CINCO SABORES: CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS SEGUNDO ATUAÇÃO NUTRICIONAL NOS ZANG FU.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

 MÓDULO VI - O TAO E OS CINCO SABORES: Classificação dos alimentos segundo a sua natureza energética, seus sabores e movimentos. Relações entre sabor, movimento e natureza energética. Significado nos ciclos de geração, dominância e contra dominância na nutrição.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO VII - A ALIMENTAÇÃO SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA EM RELAÇÃO À: CONSTTUIÇÃO, EMOÇÕES, HORAS DO DIA, ESTAÇÕES DO ANO E FASES DA VIDA.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO VIII: A ORGANIZAÇÃO DE DIETAS: combinando pessoas e alimentos Reforço de avaliação, Criação de ficha para avaliação dietética, classificação e distribuição dos alimentos na dieta. Alimentos considerados tóxicos pela MTC, combinações alimentares saudáveis, combinações que perturbam o processo digestivo. O Uso terapêutico dos temperos.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO IX – AUTOAVALIAÇÃO E AUTOPRESCRIÇÃO DE DIETA, AVALIANDO UM COLEGA E PRESCREVENDO A DIETA ADEQUADA AO RESULTADO DA AVALIAÇÃO.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO X - A ORGANIZAÇÃO DE DIETAS EM RELAÇÃO ÀS SÍNDROMES BI E PADRÕES DOS SISTEMAS INTERNOS: caracterização das síndromes e dos padrões dos sistemas internos, diagnóstico diferencial dos padrões dos sistemas internos. Organização de dietas

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

 MÓDULO XI – A ORGANIZAÇÃO DE DIETAS EM RELAÇÃO ÀS SINDROMES BI E PADRÕES DOS SISTEMAS INTERNOS.

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

MÓDULO XII – RESOLUÇÃO DE DÚVIDAS, AVALIAÇÃO DO CURSO PELOS ALUNOS, ENTREGA DE CERTIFICADOS 

 

DURAÇÃO: UM FINAL DE SEMANA (sábado e domingo)

 

MINISTRANTE: DRA. RITA MARIA CHAVES DE CÓRDOVA

                          - Bióloga, acupunturista e autora do livro:

 “Comer: Como? Quanto? O quê?”

A sabedoria através da Alimentação na Milenar Medicina Chinesa, Ed. Bodigaya, RS.

LOCAL:Rua  Dr. Franscisco Mariano 16 bairro Centro Santa Maria

INÍCIO:Março de 2019

Maiores Informações: 

whats app 55 97062368 fone 55 3242 6300 ou 997062368.

E-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

INÍCIO:

CRONOGRAMA

CADA MÓDULO TERÁ O SEGUINTE CRONOGRAMA:

8h00min: PRÁTICA DE MEDITAÇÃO (10 MINUTOS) EXERCÍCIOS FÍSICOS E RESPIRAÇÃO (20 MINUTOS)

8h30min.  AULA PRÁTICA COM INTRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS E ADAPTAÇÕES CONSTITUCIONAIS A CADA ESTAÇAO DO ANO: CAFÉ DA MANHÃ (de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa). Aula prática - Explicação sobre a mesa de alimentos e Confraternização.

9h30min: AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM USO DE DATA SHOW, DVDS e OUTROS RECURSOS AUDIOVISUAIS.

12h00min: INTERVALO DE UMA HORA PARA ALMOÇO

13h00min: AULA EXPOSTIVA E DIALOGADA, EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

15h00min: Atividade Física Especial com Dra. Rita Córdova

15h30min: Coffee Break e Confraternização

15h45min: AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA COM RECURSOS AUDIOVISUAIS (Projetor Multimídia)

18h00min: Encerramento